FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
- Leonardo R. Cordeiro
- 15 de jun.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Particularidades, Desafios e Perspectivas
Por: Prof. Ms. Antonio Garcia Netto – Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves

Por que fazer manutenção em aeronaves é importante e como realizar?
Cerca de 20% das causas de acidentes aéreos são provocadas por falha técnica (erro de projeto, falha de equipamento ou falha de manutenção), segundo o portal G1. Apesar da taxa de acidentes aéreos ser baixa, 3,02 acidentes por milhão de voos, a comoção quando um acidente acontece é muito grande.
Todo passageiro quer que o seu voo ocorra em um avião perfeito, com todas as revisões realizadas e em perfeitas condições para levá-lo ao seu destino em segurança. Aí entra o profissional de Manutenção de Aeronaves.
A manutenção de uma aeronave é continuamente realizada através de programas de manutenção/inspeções. Essas ações são conduzidas pela equipe de profissionais de manutenção aeronáutica, devidamente habilitados e que através de análise, diagnóstico e ação determinam a confiabilidade da aeronave, sempre obedecendo às determinações do manual do fabricante e das normas dos órgãos competentes como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
As revisões ou checks nos aviões podem ser mais simples, realizadas durante o período em que o avião estacionou junto ao terminal do aeroporto, mais completas com parada em um hangar de manutenção — que pode durar algumas horas ou dias — até a revisão aprofundada, onde o avião passa por uma inspeção completa que pode levar várias semanas. Sempre executadas por profissionais habilitados e treinados em suas funções.
Por que Sorocaba?

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) tem uma crescente atividade de manutenção aeronáutica, com algumas dezenas de empresas atuando direta ou indiretamente nesse campo de atividades. Isso motivou a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Aeronáutica.
A ideia inicial de montagem de curso já existia há algum tempo, a partir de reuniões da antiga APL Aeronáutico (Arranjo Produtivo Local), onde os proprietários das empresas de manutenção colocaram como um obstáculo a ser superado a falta de mão de obra qualificada para o setor.
Qual a motivação para implantação do curso de Manutenção em Aeronaves na FATEC Sorocaba?
O CPS - Centro Paula Souza, por meio das Faculdades de Tecnologia, vem acompanhando a evolução da tecnologia com a finalidade de propiciar o ensino superior público de qualidade. A Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, instalada há 55 anos na cidade de Sorocaba, sempre buscou atender às demandas de capacitação de profissionais de nível superior de acordo com a demanda da região. Foi com a visão do crescimento do setor de manutenção de aeronaves que veio a motivação para implantar o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, buscando na Fatec São José dos Campos um modelo de curso já instalado há mais de 15 anos.
Com apoio da Prefeitura de Sorocaba e de parlamentares da região, foi cedido um hangar no aeroporto de Sorocaba onde será instalado um laboratório com aeronaves, motores, equipamentos e salas para instrução prática aos alunos do curso. Também serão adaptados diversos laboratórios existentes no campus da Fatec Sorocaba, como os de metrologia, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos, hidráulica e pneumática, polímeros, soldagem, usinagem, automação, robótica e informática — utilizados nos diversos cursos existentes.
Denominado “Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves”, este curso visa atender aos requisitos necessários para atuação dos profissionais em manutenção de aeronaves, fornecendo subsídios para sua atuação em empresas fornecedoras da indústria aeronáutica, especialmente as ligadas ao reparo de aeronaves, suprindo uma demanda existente e apresentada pelas empresas da região como elemento restritivo para expansão das atividades.
Deseja-se que o curso seja desafiador, utilizando metodologia avançada de ensino, ensino por competências, proporcionando ao aluno o conhecimento adequado para enfrentar os requisitos do mercado de trabalho. Abordando conceitos que irão desde a elaboração de orçamentos, controle de qualidade, condução de equipes e execução de instalação, montagem ou reparo de aeronaves, movendo-se em direção à inovação, sustentabilidade e, principalmente, empregabilidade.
Para um melhor aprendizado dos alunos, parcerias deverão ser desenvolvidas envolvendo as empresas voltadas para a área aeronáutica instaladas na região de Sorocaba.
Algumas questões a serem abordadas no curso
Desenvolvimento de programa de manutenção de aeronave, conforme especificações do fabricante;
Monitoramento, controle e implementação de diretrizes de aeronavegabilidade emitidas pela ANAC;
Monitoramento, controle e implementação de boletins de serviço publicados pelo fabricante da aeronave ou componente;
Execução de revisão geral, reparo, inspeção ou outras tarefas de manutenção conforme o programa de manutenção e dados do fabricante;
Realização de inspeções periódicas baseadas no tempo calendário, tempo em serviço ou ciclos de voo/pouso.
Qual o perfil profissional do tecnólogo segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia?
Conforme determina o CNCST, o tecnólogo em manutenção de aeronaves:
Supervisiona, coordena e orienta tecnicamente os envolvidos na manutenção corretiva, preventiva e preditiva de aeronaves;
Estuda, planeja, projeta, analisa a viabilidade técnico-econômica e específica processos de manutenção;
Presta assistência técnica relativa à manutenção de aeronaves;
Dirige serviços técnicos vinculados aos sistemas de manutenção (célula, motopropulsores, aviônicos);
Realiza experimentos, ensaios e divulga tecnologias na área;
Elabora orçamentos, padroniza, mensura, executa e fiscaliza os serviços;
Conduz equipes de trabalho em montagem, operação, reparo e/ou manutenção;
Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico.
As áreas de atuação incluem companhias aéreas, empresas de manutenção, indústrias aeronáuticas, prestadoras de serviços em aeroportos e hangares, institutos e centros de pesquisa.
Quais os desafios para implantação do curso?
A implantação de um curso superior de tecnologia demanda estudo de viabilidade, com visitas e entrevistas em empresas, análise do mercado e da necessidade de mão de obra especializada, além de reuniões com órgãos estaduais (CIESP), municipais (Prefeitura, Câmara Municipal, Parque Tecnológico) e pesquisas com futuros candidatos.
Neste caso, foram realizadas reuniões com a Fatec São José dos Campos, que já possui esse curso há algum tempo.
Perspectivas para o curso
A procura pelo vestibular tem sido boa, demonstrando grande interesse dos estudantes.
Diversas empresas da região apontaram a necessidade de mão de obra qualificada, projetando altos índices de empregabilidade nos próximos anos. Parcerias estão sendo analisadas para aprimoramento dos alunos por meio de visitas e interações com empresas.
E, em breve, será instalado o Laboratório Hangar no Aeroporto de Sorocaba.
MTX Aviation e iniciativa de parceria com FATEC SOROCABA
Como parte das ações de fortalecimento do curso e de sua integração com o setor produtivo, destaca-se o apoio da empresa MTX Aviation, que vem colaborando ativamente com o projeto da FATEC Sorocaba. Através da estruturação de um processo de parceria e colaboração bilateral, a MTX Aviation está desenvolvendo mecanismos para a absorção de mão de obra qualificada formada pelo curso, promovendo a aproximação entre ensino e prática profissional. Essa aliança estratégica visa impulsionar o desenvolvimento técnico dos alunos e suprir com excelência a demanda crescente do setor aeronáutico regional, consolidando um modelo de formação voltado à empregabilidade e à inovação.
Se você é mecânico com experiência em aviação e já atuou nas linhas de aeronaves dos fabricantes Cessna, Textron, Gulfstream, Beechcraft, entre outros nos quais a MTX Aviation possui homologação, temos oportunidades de trabalho para você. Estamos em constante expansão e buscamos profissionais qualificados e comprometidos com a excelência. Envie seu currículo para: elaine.saiane@mtxaviation.com e faça parte do nosso time.
MTX Aviation apioando a educação e formação!
Comments